Projeto de divulgação da memória do Marabaixo, maior tradição cultural do Amapá

domingo, 25 de maio de 2014

Dia de Marabaixo, dia de filmagem do doc As Tias do Marabaixo

Foto: TV Amapá
(as demais do post: Fabio Gomes)


Agora pela manhã, acompanhei integrantes do grupo de Marabaixo Raízes da Favela e do Grupo de Folclore Tia Joaquina (este veio do bairro do Goiabal) no cortejo que fizeram para buscar o mastro da festa deste ano e realizar o Encontro das Bandeiras com o grupo de Marabaixo do Pavão. O cortejo saiu do barracão da Dica Congó, na av. Mendonça Júnior (entre Jovino Dinoá e Leopoldo Machado, no centro de Macapá), passou pela Almirante Barroso (onde prestou homenagens a duas importantes figuras do Marabaixo, a Dona Nana e o Seu Caiana) e pegou o mastro cortado ontem nas matas do Curiaú na casa de Dona Osmarina, na av. Mendonça Furtado.


De lá, o cortejo, antecedido pela bandeira da Santíssima Trindade e acompanhado por um caminhão de trio elétrico com tocadores de caixa e cantadeiras entoando marabaixos, seguiu pela Leopoldo até a av. FAB, onde nas proximidades da Prefeitura encontrou-se com o grupo do Pavão, que tinha vindo do Laguinho. Foi emocionante ver a confraternização dos dois grupos em plena pista de uma das principais avenidas da capital, colorindo tudo de vermelho e azul durante alguns momentos. Além da equipe da Graphite Comunicação, que contratamos para realizar nosso doc As Tias do Marabaixo, apenas a TV Amapá estava filmando este momento. Em seguida, o grupo da Favela retornou com o mastro para o barracão, onde tinha à sua espera uma farta e deliciosa feijoada. Encerrou-se assim a primeira parte dos festejos do Domingo do Mastro. O mastro recolhido hoje será levantado no alvorecer do dia 9 de junho, uma segunda-feira.


Infelizmente, por bobeira minha, acabei não fazendo fotos do trajeto mencionado, pois havia deixado minha câmera em casa. As fotos de minha autoria que você vê neste post foram feitas perto do meio-dia, já após o final do cortejo.

Mas não pense que a festa acabou, não, afinal hoje é dia do 2º Marabaixo do Ciclo 2014. Agora estamos todos descansando um pouco, mas a partir das 17h começa o marabaixo no barracão da Dica Congó, com previsão de acabar só à meia-noite. Venham! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário