Projeto de divulgação da memória do Marabaixo, maior tradição cultural do Amapá

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Galeria: Turistas estrangeiros visitam exposição na Fortaleza de São José



Na manhã deste domingo, o jornalista Fabio Gomes recebeu na galeria de arte do Museu Fortaleza São José de Macapá, onde até o dia 7 estão em exposição suas fotos d'As Tias do Marabaixo, a visita de parte de uma delegação de 600 turistas estrangeiros vindos dos Estados Unidos no transatlântico Prinsendam. Dizemos parte da delegação porque nem todos os visitantes que estiveram na Fortaleza chegaram a entrar na galeria, seja por decisão pessoal, seja por orientação dos guias turísticos (alguns, talvez para evitar atrasos, solicitavam aos turistas que não se demorassem nos locais visitados). Além da Fortaleza, os turistas visitaram o Museu Sacaca, a Casa do Artesão (que abriu em horário especial para atendê-los) e o Marco Zero. Macapá foi a primeira escala brasileira do cruzeiro. Ao final do domingo, o navio partiu de Santana, cidade vizinha a Macapá, na direção de Manaus. 

Entre os que assinaram o livro de visitas (que são sempre muito poucos em qualquer grupo em qualquer exposição do mundo) temos registros de pessoas vindas dos Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Dinamarca, Espanha e Inglaterra (uma senhora que, no campo de 'Opinião' da página, procurou agradecer em português, escrevendo Obligado). 




Quem entrou na galeria teve interesse, primeiramente, em saber o que funcionava ali naquele prédio quando cabia à Fortaleza a proteção do território amapaense (eu também não sabia, mas eram ali que se guardavam as armas das guarnições sediadas na Fortaleza), e também em entender um pouco o Marabaixo e o porquê do nome de 'tias' dado às senhoras fotografadas. Com o auxílio de intérpretes cedidos pela escola de idiomas Skill, expliquei que a tradução literal de 'tia' para o inglês seria aunt, mas no caso o melhor sentido seria old ladies (algo como, "senhoras idosas respeitadas pela sociedade"). Nos surpreendemos ao constatar que alguns visitantes já tinham certo conhecimento sobre o Marabaixo e até sobre a tradição da murta! (viva a internet). 


O comandante Lúcio, da Guarda Territorial, aprecia a foto onde testemunha a reverência de Natalina à coroa do Divino Espírito Santo, no Cortejo da Murta deste ano. 

Turista conversa com alunos da escola Skill


O grupo tinha alguns brasileiros, em especial do Rio de Janeiro e da Bahia. Na foto, a baiana Elisângela, casada com um canadense, que veio no navio como artista (faz parte do show de dança que entretém os passageiros). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário