Projeto de divulgação da memória do Marabaixo, maior tradição cultural do Amapá

sábado, 13 de junho de 2015

Lançada em Macapá campanha de valorização do Marabaixo

Elísia Congó é a segunda da esquerda para a direita
Fotos: Fabio Gomes


Nesta sexta-feira, Elísia Congó, presidente da Federação Folclórica do Amapá, e o jornalista Fabio Gomes, autor do projeto As Tias do Marabaixo, estiveram em algumas instituições de ensino de Macapá realizando as primeiras imagens da Campanha de Reconhecimento e Valorização da História do Marabaixo. A campanha é uma iniciativa da Federação Folclórica do Amapá. 



Laura do Marabaixo, compositora e intérprete
Há alguns anos, durante o Ciclo do Marabaixo, apresentou-se a resistência negativa de um cidadão que fez denúncia à Polícia, que veio até o Barracão Tia Gertrudes e intimidou, proibindo a continuidade do Marabaixo. 

A Comunidade Marabaixeira reuniu-se e saiu às ruas buscando apoio e respeito junto aos Órgãos competentes como: Ministério Público Federal e Municipal, Justiça Estadual, Palácio do Governo, Câmara dos Vereadores, PMM-Prefeitura Municipal de Macapá e Assembléia Legislativa. 

No momento, se colheu assinaturas de toda a população.

O deputado Dalto Martins prometeu e cumpriu apresentar o Projeto de Lei nº 0049/10, de 16/6/2010, criando o DIA ESTADUAL DO MARABAIXO. 

Efetivando de fato e de direito nossa identidade, resistência secular de nossos ancestrais que trouxerma, juntamente com sua bagagem, parte de sua cultura e se perpetuando em nossa Macapá, tocando e criando ladrões que retratam a vivência de um povo sofrido, mas, acima de tudo, inteligente e resistente, que manteve aos trancos e barrancos sua cultura, mostrando que sempre teve memórias e histórias a ser cantadas em versos e prosas desse ladrão. 



Marabaixo


Folclore do Estado do Amapá - Crenças, costumes e cerimônias de um povo, que através de suas gerações eterniza suas vivências. 

Herdados dos primeiros negros que vieram do Continente Africano, ainda por volta de 1750 para a construção da Fortaleza de São José de Macapá e trouxeram em sua bagagem como forma de resistência parte de sua cultura.

Teve essa denominação por trazer os negros em navios do Continente Africano Mar-a-Baixo.

Marabaixo - Dança formada por caixas e cantos, envolvidos por elementos católicos retratando o cotidiano de um povo, louvação a santos e africanos como oferendas.

Não existe em outro estado brasileiro, tendo a honra de ser genuinamente amapaense. 



DIA ESTADUAL DO MARABAIXO 2015

16 de junho, terça-feira

Programação


9h - Sessão Solene na Assembleia Legislativa

11h - Panfletagem na rua Cândido Mendes (comércio)

15h - Workshop no Cepajob

19h - Grande Marabaixo no Barracão Tia Gertrudes (rua Duque de Caxias, esq. Manoel Eudóxio, bairro Santa Rita)



















Um comentário:

  1. Ganha Macapá cada vez mais e mais ao ver a cultura se fortalecendo. Os campos do meu Laguinho agradecem. Já não caminhamos sozinhos.

    ResponderExcluir