Tia Chiquinha
(Foto: Fabio Gomes)
Hoje pela manhã e no começo da tarde, estive no Curiaú com a equipe da Graphite Comunicação entrevistando a Tia Chiquinha, uma das mais conhecidas moradoras desta comunidade quilombola localizada na zona norte de Macapá. Tia Chiquinha tem 93 anos (completa 94 no próximo dia 26 de junho), é toda uma vida dedicada às culturas mais tradicionais do Amapá, o marabaixo e o batuque.
A gravação foi o ponto de partida da produção do documentário As Tias do Marabaixo, com roteiro e direção meus, e argumento meu em parceria com Andreia da Silva Lopes. Junto com a equipe da Graphite, irei gravar uma série de entrevistas e registrar momentos das festas do Ciclo do Marabaixo deste ano, cujas festividades se encerram em 22 de junho (o Ciclo sempre inicia no Domingo de Páscoa e termina no dia de Pentecostes).
Tia Chiquinha
(Foto: Fabio Gomes)
Este documentário é a primeira realização audiovisual do Som do Norte, até o momento financiada com recursos próprios. A Graphite Comunicação foi contratada por nós para fazer a captação de áudio e vídeo em alta definição, visando posterior finalização em um documentário com várias versões (longa-metragem e episódios curtos para internet). Como todo bom projeto independente que se preze, não temos de momento uma data para a finalização do doc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário