Elísia Congó é a segunda da esquerda para a direita
Fotos: Fabio Gomes
Nesta sexta-feira, Elísia Congó, presidente da Federação Folclórica do Amapá, e o jornalista Fabio Gomes, autor do projeto As Tias do Marabaixo, estiveram em algumas instituições de ensino de Macapá realizando as primeiras imagens da Campanha de Reconhecimento e Valorização da História do Marabaixo. A campanha é uma iniciativa da Federação Folclórica do Amapá.
Há alguns anos, durante o Ciclo do Marabaixo, apresentou-se a resistência negativa de um cidadão que fez denúncia à Polícia, que veio até o Barracão Tia Gertrudes e intimidou, proibindo a continuidade do Marabaixo.
A Comunidade Marabaixeira reuniu-se e saiu às ruas buscando apoio e respeito junto aos Órgãos competentes como: Ministério Público Federal e Municipal, Justiça Estadual, Palácio do Governo, Câmara dos Vereadores, PMM-Prefeitura Municipal de Macapá e Assembléia Legislativa.
No momento, se colheu assinaturas de toda a população.
O deputado Dalto Martins prometeu e cumpriu apresentar o Projeto de Lei nº 0049/10, de 16/6/2010, criando o DIA ESTADUAL DO MARABAIXO.
Efetivando de fato e de direito nossa identidade, resistência secular de nossos ancestrais que trouxerma, juntamente com sua bagagem, parte de sua cultura e se perpetuando em nossa Macapá, tocando e criando ladrões que retratam a vivência de um povo sofrido, mas, acima de tudo, inteligente e resistente, que manteve aos trancos e barrancos sua cultura, mostrando que sempre teve memórias e histórias a ser cantadas em versos e prosas desse ladrão.
Marabaixo
Folclore do Estado do Amapá - Crenças, costumes e cerimônias de um povo, que através de suas gerações eterniza suas vivências.
Herdados dos primeiros negros que vieram do Continente Africano, ainda por volta de 1750 para a construção da Fortaleza de São José de Macapá e trouxeram em sua bagagem como forma de resistência parte de sua cultura.
Teve essa denominação por trazer os negros em navios do Continente Africano Mar-a-Baixo.
Marabaixo - Dança formada por caixas e cantos, envolvidos por elementos católicos retratando o cotidiano de um povo, louvação a santos e africanos como oferendas.
Não existe em outro estado brasileiro, tendo a honra de ser genuinamente amapaense.
DIA ESTADUAL DO MARABAIXO 2015
16 de junho, terça-feira
Programação
9h - Sessão Solene na Assembleia Legislativa
11h - Panfletagem na rua Cândido Mendes (comércio)
15h - Workshop no Cepajob
19h - Grande Marabaixo no Barracão Tia Gertrudes (rua Duque de Caxias, esq. Manoel Eudóxio, bairro Santa Rita)
- Veja todas as fotos no álbum Campanha de Valorização do Marabaixo no Facebook.
Ganha Macapá cada vez mais e mais ao ver a cultura se fortalecendo. Os campos do meu Laguinho agradecem. Já não caminhamos sozinhos.
ResponderExcluir