Projeto de divulgação da memória do Marabaixo, maior tradição cultural do Amapá

domingo, 10 de agosto de 2014

Natalina visita a exposição As Tias do Marabaixo

Natalina confere suas fotos na exposição

Na noite desse sábado, 9, encerrou a primeira apresentação da nossa exposição itinerante As Tias do Marabaixo, no barracão Gertrudes Saturnino da Associação Berço do Marabaixo (bairro da Favela, Macapá). A exposição esteve no local por três dias, coincidindo com a realização da Marabaixeta Antônio Lopes, em homenagem a um antigo morador do bairro, falecido em 2012, irmão da Tia Zefa (uma de nossas homenageadas) e pai de Andréia da Silva Lopes, nossa parceira na realização do doc As Tias do Marabaixo. (Marabaixeta é como se chamam as festas de marabaixo realizadas fora do Ciclo do Marabaixo, que ocorre anualmente do Domingo de Páscoa ao Domingo de Pentecostes). 


A festa não teve a ladainha prevista para o fim da tarde, pelo fato de o celebrante não conseguir chegar a tempo da cidade de Mazagão, devido à enorme fila na única balsa que hoje faz o trajeto sobre o rio Matapi entre Mazagão e Santana. Foram mantidas normalmente na programação a oficina de cinema, a nossa exposição, a mostra da oficina de percussão ministrada durante a semana no local pelo músico Paulo Bastos e a rodada de Marabaixo que contou com a participação de tocadores do Igarapé do Lago. 





Tivemos a satisfação de ter a exposição visitada (e elogiada!) por ilustres visitantes nesse sábado, entre eles uma das homenageadas, a dona Natalina Costa, sua neta Lorena Mendes (foto acima), a cantora Patrícia Bastos, a produtora Clícia Di Micelli e até o prefeito Clécio Luís - que permaneceu mais de uma hora no local, chegando a dançar Marabaixo e mostrar sua desenvoltura tocando caixa! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário