Projeto de divulgação da memória do Marabaixo, maior tradição cultural do Amapá

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Fotografias das 'Tias do Marabaixo' serão expostas em shopping no AP


Mostra vai exibir 18 registros feitos durante Ciclo do Marabaixo 2014.
'As Tias do Marabaixo' ficará aberta ao público de 15 a 30 de setembro.

Fabiana Figueiredo Do G1 AP

Tia Biló (sentada) tomando bênção de sua madrinha Tia Zefa (em pé) durante festejos (Foto: Fábio Gomes/Divulgação)
'Tia' Biló (sentada) e 'Tia' Zefa (em pé) foram
fotografadas durante festejos e fazem parte da
exposição (Foto: Fábio Gomes/Divulgação)


Fotografias que retratam quatro mulheres negras amapaenses e o envolvimento delas com o marabaixo - manifestação cultural característica do Amapá - serão expostas em um shopping na Zona Sul de Macapá. A mostra "Tias do Marabaixo" reúne 18 imagens que registram a participação delas na dança, na música e no ritual da tradicional festa. A exposição gratuita inicia no dia 15 de setembro, às 19h, e segue até o dia 30 do mesmo mês.

As obras fazem parte de um projeto que leva o mesmo nome da exposição e inclui curtas-metragens, camisas e livros com fotos e relatos.

O jornalista gaúcho que mora no Amapá, Fabio Gomes, de 43 anos, é o organizador do projeto, que conta ainda com um documentário sobre o marabaixo, previsto para ser lançado em 2015.

"O projeto tem como foco a preservação da memória do marabaixo através dessas 'tias' reconhecidas pelas comunidades como 'histórias vivas' dessa cultura. Além de mostrar também o que é esse costume para expectadores do país e até do mundo", explicou Gomes.

Exposição retrata histórias do Marabaixo, cultura tradicional do Amapá (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)
Exposição já foi feita em uma biblioteca e numa
escola do AP (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)

As fotografias foram registradas durante as gravações do documentário, feitas em maio e junho de 2014, período do Ciclo do Marabaixo, quando acontecem as festas tradicionais denominadas de 'rodas do marabaixo'. As personagens do documentário são a 'Tia' Chiquinha, de 94 anos, a 'Tia' Zefa, de 98 anos, Natalina, de 82 anos, e 'Tia' Biló, de 89 anos. Elas são moradoras de locais considerados "berços" da manifestação cultural.

A exposição já foi apresentada na Biblioteca Gertrudes Saturnino, que fica na Associação Cultural Berço do Marabaixo, e na Escola Estadual Oneide Pinto Lima, no bairro Boné Azul.

O marabaixo é uma festa típica do Amapá, que surgiu quando os negros da África vieram morar no estado e procuravam uma diversão apesar de estarem aprisionados nos barcos portugueses durante toda a viagem. Ele tem como elementos a dança, os "ladrões", que são as músicas entoadas através das "caixas", instrumentos de percussão que dão ritmo às apresentações, a tradição religiosa e a "gengibirra", bebida que mistura cachaça e suco de gengibre.

Serviço
Exposição 'As Tias do Marabaixo'
Dia: de 15 a 30 de setembro
Hora: das 10 às 22h
Local: Amapá Garden Shopping (Rodovia JK)

Nenhum comentário:

Postar um comentário