Projeto de divulgação da memória do Marabaixo, maior tradição cultural do Amapá

sábado, 20 de setembro de 2014

Texto da exposição no Amapá Garden Shopping

Durante o Ciclo do Marabaixo de 2014, foi rodado em Macapá o documentário As Tias do Marabaixo, com direção e roteiro do jornalista Fabio Gomes.

Foram entrevistadas as principais representantes desta secular manifestação cultural afro-amapaense: Tia Chiquinha, Tia Zefa, Natalina, Tia Zezé e Tia Biló. O longa-metragem, a primeira realização audiovisual do blog Som do Norte, está em fase de pós-produção e tem lançamento previsto para 2015. As imagens desta exposição retratam momentos de making-off das filmagens.

O Marabaixo é celebrado anualmente no chamado Ciclo do Marabaixo, que se estende por dois meses, do Domingo de Páscoa ao Domingo de Pentecostes, e se constitui na maior tradição cultural do Amapá, ainda pouco conhecida fora do estado. O projeto AS TIAS DO MARABAIXO tem como objetivo auxiliar na difusão em escala nacional desta rica cultura, através do registro de depoimentos com suas principais protagonistas vivas. Os registros darão origem a uma série de produtos: além do longa, prevê-se a edição de cinco curtas-metragens e de dois livros, um com fotos das filmagens e outro com a íntegra dos depoimentos gravados.

Agradeço ao Amapá Garden Shopping a gentil acolhida ao projeto.

Macapá, setembro de 2014
Fabio Gomes
(96) 8124-9871

Nenhum comentário:

Postar um comentário